Notícias /

Neonatologistas do Iperba participam do 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal

09/04/2018 15:39

Oito neonatologistas do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) participaram, esta semana, do 7º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, em Foz do Iguaçu, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Com a participação de profissionais de diversas nacionalidades, o evento é de suma importância para qualificação de pediatras que atendem os recém-nascidos do Iperba.

“Estão sendo abordados temas atuais e de extrema importância para o pediatra na conduta da reanimação neonatal, como o atendimento adequado ao recém-nascido a termo, o cuidado com o prematuro na sala de parto e a redução da asfixia perinatal”, explica Ana Paz, médica do Iperba e também vice-presidente da Sociedade Baiana de Pediatria.

Seguindo a diretriz internacional, no Brasil existe um Programa de Reanimação Neonatal, que possui como missão disseminar conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, no transporte e na estabilização imediata após a reanimação, com a finalidade de reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal. No Brasil, uma equipe de 1019 instrutores, sendo 37 baianos, treina pediatras baseando-se nas orientações deste Programa. No Iperba, seis neonatologistas são instrutores e participaram, durante o Simpósio, de uma reunião na qual foram passadas novas orientações sobre a reanimação neonatal.

Ascom do Iperba
Iperba/simpósio

Notícias relacionadas