Bahia inicia 2º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas

10/04/2018 08:49

Nesta terça-feira (10) acontece a oficina do 2º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO). O evento ocorre através da parceria entre Diretoria de Gestão do Cuidado, a Associação Brasileira de Odontologia da Bahia (ABO-BA) e o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA).

A inciativa faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal, chamado de Brasil sorridente, com o objetivo de reorganizar o modelo de atenção à saúde bucal e ampliar o acesso às ações e aos serviços de saúde bucal, garantindo a continuidade do cuidado e atenção integral aos indivíduos e às famílias.

Para esta Oficina, foram convidados os gestores dos 80 CEOs implantados em 73 municípios baianos, além de parceiros da Saúde Bucal do estado, dentre eles: a Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA); o Telessaúde/Bahia (DAB/SESAB); a Faculdade de Odontologia da UFBA; o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde; a ABO-Ba; e o CROBA.

O PMAQ-CEO está organizado em quatro fases que se complementam e que formam um ciclo contínuo, estabelecidos em: 1a fase – Adesão e Contratualização; 2a Fase – Desenvolvimento; 3a Fase – Avaliação Externa e; 4a Fase- Recontratualização.

A 3a fase do PMAQ-CEO, Avaliação Externa tem por objetivo apoiar a gestão municipal dos CEOs nesta fase, a Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS), em parceria com ao Centro Colaborador da Universidade Federal de Pernambuco (CECOL-UFPE) vem desenvolvendo, desde o final de 2017, Oficinas para avaliação do 1° ciclo e discussão do 2° ciclo do PMAQ-CEO.

Para acessar a programação, clique aqui.

Fonte: DGC