Notícias /

Hospital Clériston Andrade realiza ação para alertar sobre a importância do silêncio

11/04/2018 10:47

Para muitos, o silêncio é sinônimo de tranquilidade, concentração e até descanso. Mas, em um ambiente hospitalar, ele é muito mais do que isso: o silêncio pode significar a cura, já que auxilia diretamente na recuperação dos pacientes.

Por isso, ontem, dia 10, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) e do Núcleo de Gestão do Trabalhador em Saúde (Nugets), iniciou uma campanha que visa conscientizar a população sobre a importância do silêncio para o tratamento dos pacientes. Utilizando da dramaturgia ligada ao tema (Charlie Chaplin), o GTH circulou os setores e corredores do hospital chamando à atenção de todos.

A direção do hospital apoiou ação. “Shhhhh, vamos reproduzir este som sempre que nos deparamos com situação de barulho. Vamos todos mudar nossos hábitos, pois o silêncio faz bem à saúde sim”, disse José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA.

Durante toda a manhã foram distribuídos folders e afixados cartazes acrílicos educativos em lugares estratégicos com maior circulação e nos murais. Além da realização de palestras para os servidores, com as psicólogas Priscila Monteiro e Luana Batista, sobre os cuidados com o uso inadequado do celular no ambiente hospitalar, e dicas importantes sobre limpeza e higienização do celular, feitas por Integrantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Esta atividade foi realizada no auditório da unidade e contou com o apoio da Coordenação do Centro de Educação Permanente (CEPER).

Sobre a Campanha do Silêncio

Estudos demonstram que o excesso de barulho aumenta a sensibilidade dos pacientes à dor e acelera os batimentos cardíacos. Os ruídos fazem mal ao doente, causando desconforto e irritabilidade, quando tudo que ele precisa é um ambiente silencioso para despertar harmonia e relaxamento. O objetivo da campanha é sensibilizar e orientar a todos que estiverem no ambiente hospitalar sobre a mudança de alguns comportamentos que contribuem para a redução dos ruídos.

Com o tema “Silêncio faz bem à saúde”, a campanha é voltada aos funcionários, servidores e colaboradores da unidade, bem como visitantes e acompanhantes que circulam no hospital. Medidas simples, como falar em voz baixa, evitar o uso do celular, utilizando-o no modo silencioso ou vibratório, utilizar o fone de ouvido quando for necessário assistir a vídeos ou ouvir áudios, evitar conversar nos corredores dentre outras atividades serão estimuladas para que aos poucos sejam incorporados na rotina hospitalar.

FONTE: ASCOM/HGCA
Clériston Andrade/silêncio

Notícias relacionadas