Notícias /

Hospital Regional de Juazeiro desenvolve ações no Dia Mundial da Voz

11/04/2018 16:34

Dia 16 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Voz e, em decorrência da data, o Hospital Regional de Juazeiro realizará ações para promover a prevenção e diagnóstico precoce de patologias que prejudiquem sua saúde vocal. A ação, que é aberta para a população, acontecerá na quarta feira (18), onde serão passadas orientações sobre saúde vocal, dinâmica e aplicação de instrumentos para rastrear possíveis problemas vocais.

A direção do HRJ sinaliza que a ideia de abraçar a Campanha consiste em frisar a importância dos cuidados e prevenção de problemas vocais, focando nos recursos que cada pessoa possui, utilizando-os em benefício de sua vida.

De acordo com a especialista em cirurgia de cabeça e pescoço da unidade, Cibele Coelho, os problemas da voz são mais comuns em profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. Professores, por exemplo, têm de duas a três vezes mais distúrbios da voz que o restante da população. Outro alerta é sobre a rouquidão persistente. Ela pode ser um sintoma indicativo de câncer de laringe.

Cibele Coelho destaca que atitudes simples que deveriam fazer parte do cotidiano são aliadas para uma voz saudável. “Aprender a respirar, consumir mais água e exigir menos da fala ajuda a evitar disfunções das cordas vocais. O acompanhamento de um fonoaudiólogo junto a um médico otorrinolaringologista é essencial, principalmente para aqueles que fazem uso excessivo da voz”, explicou.

O Dia Mundial da Voz foi inserido no calendário brasileiro em 1999 e, desde 2003, espalhou-se pelo mundo com eventos nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Estima-se que aproximadamente 15 milhões de brasileiros tenham alguma dificuldade na voz que possa atrapalhar a comunicação pessoal e profissional, como voz rouca, esforço e cansaço ao falar.

Dicas para ter uma voz saudável: Fale sem esforço e articule bem as palavras; mantenha uma boa postura vocal durante a produção vocal; beba 2 litros de água diariamente; tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas; evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas; não ingerir em excesso leite e derivados, bebida gasosas, chocolates antes de utilizar a voz continuamente; evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas; esteja atento aos primeiros sintomas de alterações vocais como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão; no caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo, médico otorrinolaringologista ou um cirurgião de cabeça e pescoço.

 Ascom HRJ
/Juazeiro/voz

Notícias relacionadas