Notícias /

Sesab realizou oficina para Estruturação da Política Estadual de Prevenção do Pé Diabético

12/04/2018 16:31

Com o objetivo de iniciar a estruturação da Política Estadual de Prevenção e Atenção às Pessoas com Pé Diabético, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através das diretorias de Atenção Especializada e Atenção Básica e em parceria com a Bahiafarma, promoveu esta semana, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, uma oficina, que contou com a presença do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Na mesa de abertura, além do secretário da Saúde, estavam os diretores Maria Alcina Bollousa (DAE) e Cristiano Sóster (DAB), Reine Marie Chaves Fonseca (Centro Estadual de Diabetes da Bahia – Cedeba), Julio Esmir Baldomero, coordenador do Programa Cubano para el Control Integral al paciente con ulceras del pie diabético, além de representantes de entidades de classe.

Na oportunidade, o médico Julio Esmir Baldomero apresentou a experiência do Projeto Cubano de Atenção Integral às pessoas com úlceras precursoras do “pé diabético”, que engloba ações de promoção à saúde, prevenção, atenção especializada e reabilitação, nos diferentes níveis do sistema de saúde, tendo responsabilidades compartilhadas desde a atenção primária até o centro especializado. Trouxe ainda a utilização do Fator de Crescimento Epidérmico na cicatrização das feridas. Como principal resultado, o Projeto Cubano, em 10 anos, reduziu de 45% para 10% a amputação dos pés com feridas.

No período da tarde, cerca de 30 participantes foram divididos em grupos para trabalhar os quatro eixos estruturantes da Política: Prevenção e Identificação de Riscos / Integração na Rede e Atribuições dos Pontos de Atenção / Incorporação Tecnológica / Possíveis modelos de financiamento.

Os debates foram produtivos e apontaram caminhos para construção coletiva da Política Estadual de Prevenção e Atenção às pessoas com Pé Diabético. O evento contou também com a participação de representantes de diversas áreas da Sesab, do Cedeba, da Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia, BahiaFarma, dos Hospitais Ana Neri e Menandro de Farias.

 Fonte: DAE
/geral/oficina pé diabético

Notícias relacionadas