Notícias /

Hospital Regional de Juazeiro realiza I Seminário sobre Violência

17/04/2018 16:52

A direção do Hospital Regional de Juazeiro, através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e setores de Humanização e Epidemiologia, promoverá nos dias 19 e 20 de abril, o I Seminário de Violência “Olhar, Intervenção e Cuidados”.

O objetivo do evento é conhecer a magnitude e a gravidade das violências por meio da produção e difusão de informações epidemiológicas e definir políticas públicas de enfrentamento como estratégias e ações de intervenção, prevenção, atenção e proteção às pessoas em situação de violência.

Na quinta-feira (19), a palestra do diretor de Vigilância e Saúde, Klynger Farias, tratará da “Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada”. Já na sexta-feira (20), a advogada, professora e membro da Rede de Enfrentamento de Violência Contra a Mulher, Ariana Andrade, abordará o tema “Quando o assunto é o suicídio”.

A Violência Interpessoal é definida como aquela que ocorre no ambiente social em geral, entre conhecidos ou desconhecidos. É praticada por meio de agressão às pessoas, por atentado à sua integridade e vida e/ou a seus bens e constitui objeto de prevenção e repressão por parte das forças de segurança pública e sistema de Justiça.

O enfermeiro da Comissão de Humanização, João Araújo, informa que o seminário será apenas o primeiro momento para definir um protocolo a ser seguido quando da identificação de violência, uma necessidade social, mas também um passo importante que estimula a inclusão social.

“Com o seminário queremos fortalecer a rede de combate à violência doméstica, sexual, tentativa de suicídio e de outras violências. Dessa forma, é fundamental estabelecer um fluxo de notificação entre os órgãos, para que trabalhem de maneira articulada. Isso refletirá na aplicação de políticas públicas mais assertivas de proteção e em um atendimento continuado e eficiente às vítimas”, finalizou João Araujo.

 Ascom HRJ
/Juazeiro/violência

Notícias relacionadas