Mostra de atenção à Saúde Dias D’Ávila premia experiências exitosas da Atenção Básica

19/04/2018 15:10

Representantes da Diretoria de Atenção Básica, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), participaram da I Mostra de Atenção à Saúde Dias D’Ávila, realizada pela Secretaria de Saúde de Dias D’Ávila na última terça-feira (17). O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores e no Auditório da Prefeitura, recebeu 24 projetos inscritos com o objetivo de apresentar as experiências exitosas que possam fortalecer o processo de trabalho, ampliar o debate a partir das ações desenvolvidas em construção com os profissionais da Atenção Básica. Os três primeiros colocados foram premiados com uma televisão, um data show e uma caixa de som, respectivamente, sendo direcionado para a Unidade de Saúde da qual o projeto faz parte.

Elisa Carvalho, assessora da Diretoria de Atenção Básica, fez parte da comissão julgadora dos trabalhos apresentados e vê a mostra como uma forma de visualizar melhor os problemas existentes e as práticas desenvolvidas para implementação de ações que gerem impacto nas populações acompanhadas, sobretudo pela Saúde da Família. “Presenciamos a apresentação de trabalhos tanto voltados à qualificação do cuidado, quanto da gestão e ensino. Foi possível observar a maciça participação dos trabalhadores das equipes, os quais trouxeram trabalhos e discussões muito boas. A Diretoria de Atenção Básica teve honra de participar e acompanhar apresentações de trabalhos/relatos de experiências muito boas, que dialogam com as necessidades apontadas pelo cotidiano no processo de trabalho e que certamente, produzirão impactos maiores do que os já observados, considerando que são iniciativas que se propõem a permanente desenvolvimento”, disse a assessora.

André Correia, Coordenador da Educação Permanente (EP) da Secretaria da Saúde de Dias d’Ávila, acredita que os profissionais da Atenção Básica (AB) devem participar ativamente desse processo. “A EP vai além das questões de trazer palestrantes ou de realizar abordagens. Os profissionais devem participar dessas discussões e a mostra vem com a perspectiva de que os trabalhadores apresentem seus projetos de intervenção e as experiências exitosas dentro do serviço. Estamos oportunizando que esses profissionais tragam a sua realidade cotidiana para todos espaços e que a partir dessas discussões, a gente fortaleça as ações de educação premente do município”, explicou André.

O espaço permitiu que os profissionais que estavam presentes pudessem compartilhar saberes, realizar reflexões e debates, além é claro de conhecer alguns trabalhos desenvolvidos nas unidades de saúde. A agente comunitária de Saúde, Ivonete Rocha disse que esses encontros e essas palestras, têm enriquecido em muito o se trabalho. “Eu gosto de fazer anotações e quando eu chego na minha área, gosto de colocar em prática uma coisinha que eu ouvi aqui, uma coisinha que aprendi ali. Estou emocionada em estar participando desse espaço, porque eu gosto de aprender. Eu tenho 58 anos, mas eu ainda tenho muita coisa para aprender e eu posso colocar no meu dia a dia!”, afirmou.

Fonte: Telessaúde
/telessaúde/Dias D´Ávila