A Divisa inicia Ciclo de Oficinas de Vigilância em Saúde Ambiental na Região de Eunápolis

20/04/2018 11:41

Esta semana (16 a 18 de abril), a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Extremo Sul, realizou a Oficina de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) para os municípios que compõem a Região de Eunápolis. Participaram da Oficina 30 servidores dos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Guaratinga, Belmonte, Santa Cruz de Cabrália, Itabela, Itagimirim e Itapebi.

Dividida em três etapas, a Oficina tem por objetivo apresentar as áreas de atuação da VSA para as equipes de Saúde dos municípios numa perspectiva de que as ações sejam desenvolvidas de forma articulada e integrada com as várias áreas técnicas do município (Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Atenção à Saúde).

Nesta primeira etapa foi abordada a importância de conhecimento do território para identificação dos problemas, priorização e planejamento das ações para o seu enfrentamento. Foi dada ênfase, também, às ações do Vigiagua através da operacionalização do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água.

A expectativa para a segunda etapa, que acontecerá em 30 dias, é que os municípios realizem a Análise de Situação de Saúde, identificando cenários de risco e vulnerabilidades, tendo em vista, que numa etapa posterior, será elaborado um plano de ação como parte integrante do Plano Municipal de Saúde.

O objetivo principal deste Ciclo de Oficinas é que os municípios realizem ações de Vigilância em Saúde Ambiental e não apenas de Vigilância da Qualidade da Água para consumo humano.

Fonte: Divisa
/vigisanit/oficina