Notícias /

Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) disponibiliza novo Protocolo de Tratamento de Influenza

23/04/2018 10:11

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) acaba de disponibilizar no portal do Ministério da Saúde o Protocolo de Tratamento de Influenza de 2017 atualizado com as sociedades médicas, pesquisadores e especialistas da área. Nele, os profissionais de saúde poderão conhecer de maneira detalhada o adequado manejo clínico e o tratamento para casos suspeitos para influenza. O novo protocolo é uma revisão da última versão, de 2015. Não ocorreram mudanças no tratamento para influenza, mas o novo protocolo foi atualizado de maneira a deixar mais detalhado fluxos e procedimentos e validar o que já havia descrito anteriormente.

O documento tem o objetivo de orientar a conduta terapêutica nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG) suspeitos para influenza no Brasil, bem como os fluxos de atendimento para casos de SG e SRAG, as medidas de controle a serem estabelecidas, tanto em ambientes domiciliares como em instituições fechadas, além das medidas de controle de infecção hospitalar.

O Protocolo aborda os sinais e sintomas da influenza, fatores de risco, definições de casos, manejo clínico, tratamento com o fosfato de oseltamivir e zanamivir, controle de infecção relacionada à assistência à saúde, aplicação de quimioprofilaxia quando necessária e vacinas.

Clique aqui e acesse o documento.