Notícias /

Cartório vinculado ao Iperba completa 5 anos de funcionamento

04/05/2018 14:37

O primeiro cartório do estado da Bahia a ser interligado a uma maternidade completa cinco anos de funcionamento. No dia 6 de maio de 2013, a maternidade Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) foi contemplada com o ‘Projeto Minha Certidão’, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e das secretarias estaduais da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e da Saúde (Sesab).

Mensalmente, cerca de 300 certidões são emitidas pelo cartório vinculado ao Iperba. Os pais já saem da maternidade com o registro de nascimento do seu filho impresso, o que reduz a possibilidade de haver subregistro, já que os pais não necessitam se deslocar para fazer o documento.

A pequena Maria Eduarda (foto) que nasceu no Iperba, hoje com oito meses, tem em suas mãos o documento que garante a sua cidadania. A certidão de nascimento é o primeiro quesito para o pleno exercício da cidadania. A partir dela a criança terá acesso a direitos políticos, econômicos e sociais, como matricula na escola e em programas sociais.

A partir de 2015, o cartório do Iperba passou a emitir também certidões de óbito e guia de sepultamento. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h e sábado das 8 às 15h30h.

 Ascom do Iperba
Iperba/cartório

Notícias relacionadas