Ciclo de Oficinas de Vigilância em Saúde Ambiental

04/05/2018 16:57

De 07 a 09 de maio começa novo ciclo de Oficinas de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) para os municípios que compõem a Região de Teixeira de Freitas. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Extremo Sul.

O objetivo da etapa inicial é apresentar as áreas de atuação da VSA para as equipes de Saúde dos municípios numa perspectiva de que as ações devem ser desenvolvidas de forma articulada e integrada com as várias áreas técnicas do município (Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Atenção à Saúde), também será abordada a importância de conhecimento do Território para identificação dos problemas, priorização e planejamento das ações para o seu enfrentamento e ênfase às ações do VIGIAGUA através da operacionalização do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água.

A expectativa para a segunda etapa, que acontecerá em 30 dias, é que os municípios realizem a Análise de Situação de Saúde, identificando cenários de risco e vulnerabilidades, tendo em vista, que numa etapa posterior, deve ser elaborado um plano de ação como parte integrante do Plano Municipal de Saúde. Esse é o grande objetivo da Oficina: Municípios realizando ações de VSA, não apenas Vigilância da Qualidade da Água para consumo humano.

Fonte: Coviam