Mutirão de cirurgias de catarata é realizado com sucesso em Porto Seguro

07/05/2018 15:39

Cerca de 700 moradores de Porto Seguro e região foram beneficiados pelo Mutirão de Cirurgias de Catarata, que aconteceu nesse fim de semana, no Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães, resultado da parceria entre Governo do Estado, Voluntárias Sociais da Bahia e Prefeitura Municipal.

O mutirão dá continuidade aos atendimentos realizados mês passado na Feira Cidadã, que registrou mais de três mil consultas oftalmológicas. “Nosso objetivo é diminuir a demanda reprimida que existe no município e dar uma melhor qualidade de vida aos idosos que sofrem com a doença. Após a cirurgia eles já saem daqui enxergando”, pontuou Jane Araújo, coordenadora de execução das ações estratégias itinerantes da Bahia.

Mais de 50 profissionais estiveram envolvidos no projeto e o hospital foi estruturado para receber o mutirão sem deixar de atender outras demandas. “Nós adaptamos os serviços da unidade para dar prioridade a esses procedimentos, pois entendemos a importância dessa ação. Parabéns à toda equipe pela eficiência e qualidade técnica dos procedimentos”, ressaltou o diretor técnico do hospital, Rodrigo Carvalho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo. Entre as pessoas com mais de 65 anos, quase a metade sofre com o problema, por isso, já operada, dona Mara Lucia não escondeu a alegria. ” Não doeu nada, foram só 10 minutinhos e em poucos dias estarei com a visão do olho esquerdo totalmente recuperada. Nunca fui tão bem atendida, as equipes estão de parabéns e eu volto pra casa muito feliz”, afirmou a aposentada.

Ascom HRDLEM
/Porto Seguro/mutirão catarata