Notícias /

Iperba desenvolve ação para prevenção da infecção hospitalar

10/05/2018 11:31

Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos (05 de maio) e Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar (15 de maio), a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Iperba está desenvolvendo, durante todo o mês de maio, a 2ª edição do Treinamento Itinerante. O objetivo é sensibilizar cada vez mais os servidores sobre as medidas para prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência de Saúde (IRAS). Este ano, a equipe da CCIH busca também atrair novos colaboradores voluntários para a formação do Time de Higiene das Mãos, que atuará realizando ações educativas em 2018.

Um dos principais pontos abordados por Indira Bertani, enfermeira da CCIH do Iperba, é o processo de higienização das mãos, visto que esta é a forma mais importante de controle das infecções nos serviços de saúde. “Esclarecemos dúvidas e relembramos os cinco momentos do processo de lavagem das mãos, o que resulta em uma assistência mais segura e limpa”. Além disso, foram relembrados alguns temas relevantes, como: precauções de contato e procedimentos a serem tomados em caso de acidente de trabalho.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária a infecção eleva consideravelmente os custos no cuidado do paciente, além de aumentar o seu tempo de internação, a morbidade e a mortalidade. Sendo assim, faz-se necessário a constante orientação das medidas preventivas para a redução das IRAS.

Ascom do Iperba
Iperba/infecção

Notícias relacionadas