Notícias /

Evento de serviço social do HGRS debate defesa dos direitos humanos

18/05/2018 14:51

‘O serviço social na defesa do direito à saúde e dos direitos humanos’ é o tema do XXVII Seminário Anual de Serviço Social do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Programado para acontecer no dia 25 de maio, o evento é voltado para profissionais e estudantes de serviço social e demais profissionais da área da saúde.

O tema deste ano, conforme explica a comissão organizadora da atividade, é uma proposta para debater a saúde como um direito, especificamente no recorte aos usuários em situação de rua e do segmento LGBT. “Entendemos a necessidade de nos apropriar de aspectos relacionados à atenção à saúde dessa população na perspectiva da garantia dos seus direitos, com o envolvimento das diversas categorias profissionais, promovendo, assim, um atendimento integral e multiprofissional”, lembra a assistente social Nazarela Rêgo Guimarães, coordenadora do serviço social na instituição.

Nesse sentido, repensar o papel dos profissionais da saúde, enquanto agentes que atuam no acolhimento e no atendimento a esses segmentos é fundamental para contribuir para eliminação de estigmas, preconceitos e de todas as formas de violência praticada contra esses usuários

O seminário será realizado às 9h30, no Auditório Central do HGRS. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail hgrs.ssocial@saude.ba.gov.br. Confira, abaixo, a programação completa.

XXVII Seminário Anual de Serviço Social do HGRS

8h30 -Credenciamento

9h -Mesa de abertura, com José Admirço Lima Filho (diretor-geral do HGRS); Débora Santana (diretora de Apoio Diagnóstico e Terapêutico); Nazarela Rêgo Guimarães (coordenadora de Serviço Social do HGR) e Dilma Franclin de Jesus (presidente do Conselho Regional de Serviço Social – Cress)

9h30 -Palestra ‘Saúde: uma apreciação da política na perspectiva dos direitos fundamentais e dos direitos humanos’, com Cynthia Ramos do Amaral Saad (assistente social do Ministério Público do Estado da Bahia – MPBA)

10h10 -Mesa-redonda ‘Direitos humanos, saúde e sexualidade: elementos para o debate’, com Ailton Santos (diretoria de Gestão do Cuidado – DGC/Sesab) e Theo Brandon (usuário do serviço de saúde)

11h30 -Debate

12h -Intervalo para almoço

14h -Mesa-redonda ‘Usuários em situação de rua: desafios para a efetivação do direito à saúde’, com Patrícia Flack (assistente Social da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE); Lídia Lasserre (assistente social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza – Semps) e Sandra Carvalho (assistente social do Consultório na Rua)

16h10 -Debate

17h -Encerramento

Ascom do HGRS
Roberto Santos/direitos humanos

Notícias relacionadas