Notícias /

Reiki e Reflexologia Podal no encerramento da Semana de Enfermagem no Cedeba

18/05/2018 14:48

Iluminação reduzida e música suave, criando o clima adequado para o relaxamento, enquanto profissionais de Enfermagem que trabalham no ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) aplicavam Reiki e Reflexologia Podal para as colegas de profissão. Foi um momento de cuidar de quem cuida.

As atividades marcaram o encerramento da Semana de Enfermagem, do Cedeba, nesta manhã, cuja programação teve como tema “Práticas Integrativas e Complementares: Uma Realidade na Enfermagem do Cedeba”, realização conjunta da Coordenação Técnica (COATEC) e Coordenação de Enfermagem (COENF).

A técnica de Enfermagem Cecília Maria Nascimento de Olieira, que todas as sextas-feiras à tarde, atua no ambulatório de PICS, trazendo alívio para as dores dos pacientes, ajudando-os a relaxar, mostrou sua habilidade com as mãos para as colegas da Coordenação de Enfermagem – a equipe é formada por 14 enfermeiros (nove na assistência e cinco na área administrativa) e 23 técnicos.

Iraildes Cássia, também técnica de Enfermagem, aplicou Reiki nas colegas, técnica que usa energia vital por meio das mãos. No Cedeba, o ambulatório de PICS também começou a oferecer este ano cromoterapia.

A coordenadora de Enfermagem do Cedeba, Cristina Gomes, disse que o resultado da Semana de Enfermagem foi muito positivo, por mobilizar a equipe, permitindo discutir e avaliar o trabalho do ambulatório de PICS, e ressaltar sua importância para o bem-estar e satisfação do paciente

No Cedeba, os enfermeiros integram a equipe multidisciplinar. Além de consultas, fazem atendimentos ambulatoriais e palestras educativas.

Ascom do Cedeba
Cedeba/encerramento

Notícias relacionadas