Notícias /

Sessão Temática promovida pela ESPBA fala sobre Educação Popular em Saúde

18/05/2018 17:33

Aconteceu nesta quinta-feira (17), no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA), a 3ª Sessão Temática para debater sobre “A Educação Popular em Saúde como Estratégia de Fortalecimento do SUS”. O encontro foi conduzido por um grupo de facilitadores, todos membros do bando “Encantarias de Educação Popular em Saúde da Bahia”.

A sessão foi iniciada utilizando a arte (música) como ferramenta pedagógica de acolhimento aos participantes, que se apresentaram trazendo seus nomes e qual a intenção de participarem do encontro e em seguida fizeram um breve alongamento.

A partir da técnica participativa do círculo de cultura foi iniciada a investigação do universo vocabular dos participantes presentes e a partir daí, foram extraídas palavras geradoras do debate, o que permitiu a participação de todos no processo. Essas palavras foram agrupadas formando temas numa ideia de interdisciplinaridade e integração do conhecimento, à medida que se criavam esses temas os participantes citavam sua realidade e compartilhavam experiências vividas em seus territórios.

Algumas informações compartilhadas trouxeram a importância da educação popular no resgate dos conhecimentos populares, no fortalecimento da construção participativa de conhecimentos e na integralidade da atenção a saúde. Foi enfatizada a importância da luta na defesa do SUS e contra desmonte que este vem sofrendo. A sessão foi finalizada com um momento de roda e dança, resgatando musicas populares que foram trazidas pelos próprios participantes.

Ascom ESPBA
ESPBA/educação popular