Notícias /

Secretário da Saúde do Estado participou de sessão especial dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias

24/05/2018 15:58

Nesta quinta feira(24) o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, participou da sessão especial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), que ocorreu na Assembleia Legislativa da Bahia ( Alba), em Salvador.

O evento, que contou com a participação desses profissionais vindos dos diversos municípios do Estado, teve como pauta: derrubada dos vetos da Lei 13595/18, aprovação da PEC 22, reajuste salarial, repasses dos adicionais e PMAQ pelos municípios.

Na oportunidade, o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, destacou a importância desses trabalhadores para a área da saúde, considerando que eles atuam na base da assistência, em contato direto com a população. Na oportunidade, ele destacou que o Estado vem trabalhando para reforçar a atenção básica.

Agentes comunitários de saúde: São profissionais que contribuem para alta cobertura vacinal, pré natal, redução da mortalidade infantil, dentre outros, pois eles têm um papel muito importante no acolhimento, sendo que o membro da equipe faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente.

Agentes de combate às endemias: também atuam diretamente junto à população, realizando vistoria em residências, depósitos, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais, além de inspecionar caixas d’água, calhas e telhados, aplicação de larvicidas/inseticidas e prestar orientação à população.

 Ascom Sesab
ACS e ACE