Notícias /

Enfermagem do Clériston Andrade discute implantação de Novo Sistema de Assistência

25/05/2018 10:42

A diretoria de enfermagem do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) discutiu, esta semana, a implantação do novo sistema informatizado da unidade. Trata-se do SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem), que é um instrumento específico da enfermagem, que visa avaliar individualmente os pacientes e especifique quais os tipos de cuidados ele precisa.

De acordo com Gislane Marins, diretora de enfermagem do HGCA, o SAE trará benefícios para a assistência prestada no hospital. “Esse sistema garante não somente o gerenciamento do cuidado pela qualidade do atendimento organizado com individualização e continuidade, mas também a segurança no processo, pois diminui as chances de erros dos profissionais por promover decisões baseadas em evidências científicas”, garantiu Gislane.

O projeto de implantação do sistema vem sendo construído em parceria com a Coordenadora de Pesquisa Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Silvone Santa Bárbara, e a professora do curso de Engenharia da Computação, Cláudia Pinto. O objetivo é prestar uma melhor assistência ao paciente e ao profissional da área de enfermagem.

O sistema já foi testado e validado por profissionais da área de enfermagem, que aprovaram a instalação no HGCA. O diretor-geral do HGCA, José Carlos de Carvalho Pitangueira, afirma que toda a equipe de enfermagem será capacitada para utilizar a ferramenta. “O SAE será implantado com o apoio da Central de Processamento de Dados (CPD) e do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME). Será um divisor de águas para os profissionais de Enfermagem. Nosso serviço desfrutará de uma assistência individualizada e sistematizada” comemorou Pitangueira.

Fonte: Ascom/HGCA
Clériston Andrade/novosistema

Notícias relacionadas