Hospital Regional Costa do Cacau faz Ilhéus reestruturar rede de saúde

25/05/2018 10:40

Em funcionamento há apenas cinco meses, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) está possibilitando a Prefeitura de Ilhéus promover uma completa reestruturação da sua rede de saúde, tornando mais eficiente a assistência à população. A opinião é da secretária de Saúde, Elizângela Oliveira, para quem o HRCC é a principal referência nesse processo de redimensionamento da rede municipal.

“Com o Hospital Regional Costa do Cacau, foi necessário restabelecer todo o alinhamento da assistência à saúde, otimizando assim a assistência básica”, explicou a secretária.

Construído pelo Governo do Estado para atendimento exclusivo aos casos de urgência/emergência de média e alta complexidade, o HRCC, de acordo com a secretária, permite que a rede municipal se concentre no atendimento à saúde básica, conforme determina o Sistema Nacional de Saúde, tornando mais eficiente a assistência global.

“A reestruturação da rede vem acontecendo paulatinamente, a partir do funcionamento do HRCC, o que nos possibilita fortalecer as equipes de atenção básica”, destaca.

Para atender às necessidades de reestruturação da rede básica, a partir do funcionamento do HRCC, o município vem investindo na reforma de unidades de saúde e na contratação de profissionais. A secretária ressalta que uma das mais importantes conquistas no atendimento à população será a transformação do antigo Hospital Regional Luiz Viana Filho em uma unidade materno-infantil, que atenderá a demanda de urgência e emergência pediátrica.

Por Ascom/HRCC
Costa do Cacau/alinhamento