Notícias /

Bem – estar físico e psíquico na etapa II do Projeto de Qualificação do Cedeba

30/05/2018 15:10

Cada participante ao se apresentar, jogava o rolo de barbante para o colega. No final, tinham construído uma mandala, tema da oficina que abriu a etapa II do Projeto de Qualificação da Área Técnica Administrativa do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep). As oficinas, que prosseguem até julho, atendem à demanda dos servidores na busca de atividades voltadas para o bem-estar físico e psíquico.

Sob a orientação da terapeuta ocupacional, do Siast Assistencial, Fabiana Brandão, as participantes construíram coletivamente uma mandala, ao som de música relaxante, coloriram individualmente modelos de mandala e depois aprenderam o significado das cores. Usada desde as civilizações antigas, a mandala foi estudada como recurso terapêutico por representar o inconsciente, a partir dos estudos do psiquiatra e psicoterapeuta suisso Carl Jung.

A mandala, segundo Fabiana Brandão, é um recurso que pode ser utilizado tanto para o auto-conhecimento como para terapia de relaxamento. A forma e as cores podem evidenciar traços da personalidade, complementou a terapeuta.

Programação

Na próxima terça-feira (dia 5 de junho), a programação das oficinas continua com Meditação, seguindo com Cromoterapia no dia 19. No dia 5 de julho, os servidores terão oficina de Aromaterapia. No dia 24 de julho, Refloxologia Podal e no dia 30, Assertividade.

 Ascom Cedeba
/cedeba/mandala

Notícias relacionadas