Paciente do Hospital do Oeste é integrado ao programa “Desospitaliza”

30/05/2018 14:15

Nada como poder voltar para casa! Durante sete meses, esse foi o desejo de seu José Nascimento, desde que deu entrada no Hospital do Oeste (HO) para tratar de problemas respiratórios. Ele é o primeiro paciente do oeste da Bahia a passar pelo processo de desospitalização, por meio do programa “Desospitaliza”, iniciativa que tem como objetivo disponibilizar internação domiciliar 24 horas para pessoas que precisem de atendimento hospitalar de baixa complexidade.

A notícia de que iria para casa foi recebida com alegria, mas também com uma pontinha de saudade de quem encontrou, na acolhida do hospital, um novo sinônimo de família: “Fiz amizade com a equipe e com outros pacientes. Agradeço a todos que me ajudaram e me acompanharam desde que aqui cheguei”, disse emocionado o senhor José, que aos 70 anos recomeça sua história de vida.

“Estamos felizes com a desospitalização, principalmente pelo benefício emocional causado pelo retorno do convívio familiar e das atividades rotineiras dele. Esse é um momento especial para todos nós, uma tarde que ficará marcada no coração da família HO”, comentou a enfermeira Renata Lopes.

Além de contribuir para a desocupação de leitos nas unidades hospitalares, o programa “Desospitaliza” possibilita às pessoas beneficiadas um acompanhamento multidisciplinar no próprio domicílio, a partir de equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, farmacêuticos, além de terapeutas ocupacionais.

Ascom do Hospital Oeste
Hospital do Oeste/Social