Notícias /

Iperba promove Sessão Clínica Multiprofissional

07/06/2018 14:15

Como parte da Semana Estadual de Combate à Sífilis, o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), através do Serviço de Psicologia, promoveu hoje (07), das 10h às 12h, uma Sessão Clínica Multiprofissional sobre Confidencialidade do diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O evento foi conduzido pela psicóloga Renata Lúcia Oliveira, do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP), tendo como ouvintes profissionais, residentes e estudantes das diversas áreas do Iperba.

Na ocasião, foi ressaltada a importância de levar em consideração os aspectos éticos, morais, legais e sociais ao revelar o diagnóstico de IST para o próprio paciente e terceiros. Foram feitas colocações sobre o que o médico pode e deve dizer, além de se fazer uma abordagem sobre o seguinte dilema: dever do profissional de revelar os riscos aos terceiros envolvidos versus o direito à privacidade do paciente.

Sífilis

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível que pode gerar desde lesões em pele e mucosa, até comprometimento em múltiplos órgãos com complicações oculares, ósseas, cardiovasculares e neurológicas. Na gestante, a infecção pode ser transmitida ao bebê o que traz sérias consequências para o recém-nascido, a curto e longo prazo, devendo ser tratada corretamente assim que diagnosticada.

O tratamento para esta infecção existe e é disponibilizado Sistema único de Saúde (SUS). O paciente diagnosticado com a infecção deve procurar uma Unidade de Saúde, juntamente com seu parceiro ou parceira, para tratamento.

Ascom do Iperba
Iperba/sessãoclínica

Notícias relacionadas