Notícias /

Garoto atendido na Estimulação Precoce do Iperba realiza exposição de desenhos

08/06/2018 15:44

O Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) realiza a partir desta quinta-feira, 07 de junho, uma exposição de desenhos do menino V.N., de 11 anos, que é atendido, excepcionalmente, no Serviço de Estimulação Precoce do Iperba pela psicóloga Andréa Diniz. Denominada de Super Desenhos em Ação, a exposição ficará disponível até a próxima quinta-feira e visa, principalmente, trabalhar a auto-afirmação e capacidade de produção do garoto.

V.N. fugiu à regra de atendimento da Estimulação Precoce, que normalmente atende crianças de 0 a 3 anos de idade. Na realidade, o primeiro a ser acolhido pelo Serviço foi seu irmão, que com quatro meses de vida apresentou dificuldades no desenvolvimento, hoje já superados devido ao tratamento precoce realizado pela equipe multiprofissional.

Nas consultas de psicologia realizadas com a mãe dos meninos, ela relatou algumas dificuldades relacionadas ao filho mais velho, V.N.. A psicóloga Andréa notou, então, a necessidade de acompanhamento psicológico. Como residem próximo ao Iperba e já havia um vínculo estabelecido com a instituição, o Serviço de Estimulação Precoce abriu uma exceção e V.N., com 10 anos de idade, passou a ser atendido no Serviço.

Durante as consultas, a psicóloga considerou importante ressaltar as qualidades de V.N., o que a fez observar a sua grande habilidade e prazer em desenhar. A partir do seu incentivo, o garoto passou a fazer diversos desenhos. A quantidade foi tão significativa que despertou em Andréa a ideia de fazer uma exposição para mostrar o seu talento, produzindo assim, um efeito positivo de valorização do menino. Vinícius, que relata estar empolgado com a exposição, convidou sua professora e coleguinhas de escola para conhecerem seu trabalho.

Serviço de Estimulação Precoce

O serviço de Estimulação Precoce do Iperba é composto por uma equipe multiprofissional (fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, pediatras, neuropediatra, psicólogo e fonoaudiólogo), que atende crianças, de 0 a 03 anos, consideradas de risco para atraso do desenvolvimento sensório-motor. O objetivo é que este bebê tenha o melhor desenvolvimento possível nos aspectos neuropsicomotor, aquisição de linguagem, socialização e vínculo mãe/bebê.

 Ascom Iperba
/iperba/estimulação

Notícias relacionadas