Notícias /

Sesab registra três doações de múltiplos órgãos no final de semana

11/06/2018 14:57

A Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Central Estadual de Transplantes, contabilizou, entre a última sexta-feira e domingo, três doações de múltiplos órgãos, possibilitando a realização de um total de 29 transplantes de fígado, 61 de rim, 237 de córneas, 45 de medula e dois de coração, de janeiro até agora. Esse ano, já foram registradas 44 doações de múltiplos órgãos.

Na sexta-feira, no município de Alagoinhas, a família de F.O.L. de 36 anos, vítima de traumatismo craniano, autorizou a doação de órgãos, mesmo procedimento adotado pelas famílias de L.V. empresário de 46 anos, e N.F.S., 44 anos, do sexo feminino, que tiveram morte cerebral confirmada no Hospital Geral do Estado (HGE).

Segundo os especialistas, a negativa familiar à doação, ainda é bastante significativa, e ocorre não apenas por questões de cunho religioso, mas também pela falta de conhecimentos adequados sobre o processo doação/transplante, não só por parte da população em geral, como também de alguns profissionais de saúde. Atualmente, cerca de 800 pessoas estão na fila de espera por um transplante de rim, oito por transplante de fígado e 750 por transplante de córnea.

Ascom/Sesab
Central de Transplante/maisum

Notícias relacionadas