Notícias /

Cedeba realiza IV Mostra de Estagiários

14/06/2018 12:58

Eles trazem visão inovadora e muito contribuem para o serviço do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), que também lhes oferece a chance de viver a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) com o trabalho multiprofissional, como destaca a coordenadora de Ensino e Pesquisa do Cedeba, Jeane Macedo. São os estagiários de diversos cursos da área de saúde, de universidades públicas e particulares.

Nesta sexta-feira, a partir das 14 horas, o trabalho desenvolvido será apresentado na IV Mostra de Estagiários do Cedeba dos vários serviços onde eles estão inseridos. O Centro de Referência recebe estagiários dos cursos de Psicologia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia.

São modelos diferentes de estágio, como explica Jeane Macedo: estágio obrigatório (curricular), internato (para o curso de Medicina), Programa Partiu Estágio (do governo estadual) e projeto de estágio universitário.

A assistência multiprofissional, que marca fortemente o trabalho do Cedeba, é muito importante para os estagiários. Na Mostra, o trabalho será avaliado pelos profissionais que estão supervisionando os estagiários e pelos representantes das instituições de ensino.

Vivendo o SUS

Como o SUS representa importante fatia do mercado de trabalho dos profissionais de Saúde, o estágio em unidades que fazem parte desse sistema é muito importante, pontua a coordenadora de Ensino e Pesquisa do Cedeba. É uma oportunidade para conhecer e viver o trabalho desenvolvido pelo SUS, numa unidade secundária, um Centro de Referência, que enfatiza a assistência multiprofissional.

O nível dos trabalhos das Mostras de Estagiários tem sido muito bom, na avaliação de Jeane Macedo, e muitos foram ponto de partida para a elaboração de TCC ( trabalho de conclusão de curso).

Ascom Cedeba

Notícias relacionadas