Notícias /

Sexualidade, envelhecimento e velhice foi tema da 4ª Sessão temática da ESPBA

15/06/2018 17:12

Aconteceu nesta quinta-feira (14), no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA), a 4ª Sessão Temática para debater sobre “Sexualidade, envelhecimento e velhice: perspectivas para um olhar ampliado em saúde.

A sessão foi conduzida por Cláudia Feio da Maia Lima, professora adjunta do curso de enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), enfermeira gerontóloga e líder do Grupo de Enfermagem: Cuidar e Saúde Coletiva (GECSAU) com enfoque em sexualidade, envelhecimento e adoecimento crônico.

A palestra foi iniciada abordando a importância do estudo do envelhecimento, um ciclo natural da vida e um processo no qual todos fazemos parte até chegar à fase da velhice. “O importante é ser feliz em qualquer idade. Sexualidade não é só sexo, mas também afetividade e capacidade de lidar com o outro. Os idosos das comunidades estão se empoderando tanto quanto os da zona urbana, mas ainda há certa negligência com a sexualidade desses indivíduos, por isso é necessário quebrar tabus na sociedade e principalmente ensinar os profissionais a respeitar a biografia do sujeito, assim como as diferenças fisiológicas e psicológicas entre homens e mulheres”, pontuou Cláudia.

Foram compartilhados alguns estudos e informações referentes à interferência da sexualidade na saúde, bem-estar e autoestima dos idosos, assim como a necessidade da inclusão da temática na formação profissional e nos serviços de saúde para cooperar com a recondução da vida sexual na velhice.

A sessão temática foi encerrada com um debate e troca de experiências entre o público presente e a palestrante.

 Fonte: ESPBA

Notícias relacionadas