Notícias /

Pacientes e servidores do Creasi no clima junino

20/06/2018 14:57

Já virou tradição! Todo ano, servidores, pacientes, familiares e cuidadores do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) se unem para realizar o São João da Unidade e lembrar que em meio ao som do triângulo, da zabumba e da sanfona não podemos deixar de proporcionar a alegria típica do período, àqueles que não estão com saúde suficiente para aproveitar as festividades.

A festa contagiou todo o Centro. Bandeirinhas, chitas, peneiras, chapéus de palha decoravam o ambiente trazendo alegria para o espaço que é utilizado para a realização de exercícios terapêuticos. “Dá gosto de ver a surpresa no rosto de cada um que vai adentrando o Salão da Fisioterapia e se deixando contagiar pela animação”, ressaltou a equipe da Fisioterapia, responsável pela organização do evento.

No cardápio, milho, pipoca, amendoim, mingau e bolos típicos foram servidos para todos os participantes. O grupo Forró Coisa Boa apresentou um repertório que contou com forró pé de serra, xaxado, clássicos do forró universitário deixando a festa ainda mais divertida. “Ano passado viemos e gostamos muito. Esse ano, não poderia ser diferente. Entendemos que é uma forma de dar a nossa parcela de contribuição”, disse Márcio Brunno, vocalista da banda, que se voluntariou para animar a festa.

A celebração, nascida do encontro entre tradições pagãs, cristãs e indígenas, é uma das mais originais expressões da cultura popular brasileira. No Creasi, onde tantas tradições são vivenciadas através da história de vida de cada paciente, idosos com idades que variam dos 65 e ultrapassam os 100 anos, a festa junina foi um misto de alegria e emoção.

Dona Isabel Santos, avaliou a iniciativa do forró como excelente. “A festa está maravilhosa, aqui somos tratados com muito amor e cuidado. Foi uma manhã muito boa”, falou a idosa de 68 anos, que está se recuperando de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que teve há 6 meses. Com o filho, a idosa curtiu muito, já que, em virtude das limitações, não poderá aproveitar tanto os festejos juninos. “Estou feliz! Quando eu estava boa, não perdia uma festa”, contou.

Essa semana, o Creasi funciona até a quinta-feira (21) e retoma as atividades normais na segunda-feira (25), das 7h às 19h. Na quarta-feira (27), o horário de expediente será alterado e o Creasi funcionará das 7h às 13h, conforme determinado no Decreto N.º 18.398, de 17 de maio de 2018, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia.

 Ascom Creasi
/idoso/junino

Notícias relacionadas