Notícias /

Foco na Saúde Mental

29/06/2018 17:01

Uma parceria entre o Estado da Bahia e o município de Vitória da Conquista para ampliar e qualificar o atendimento em saúde mental, está possibilitando a promoção de diversas ações, entre elas, uma Capacitação em Saúde Mental na Atenção Básica, para 180 profissionais de saúde das equipes de saúde da família, saúde bucal e NASF. Ontem (28), aconteceu a terceira e última etapa da capacitação, iniciada no dia 29 de maio. Foram 24 horas/aula, com os temas: Política de Saúde Mental, Transtornos do Humor, Transtornos psicóticos, Transtornos de Ansiedade, Dependência Química, Transtornos na infância e adolescência e Emergências Psiquiátricas. Participaram da capacitação os psiquiatras George Soares do Cetad; Katiene Rodrigues, do CAPS Infância e Adolescência, e Maria Elisa e a enfermeira Lygia Matos.

Outras ações importantes estão acontecendo em paralelo, como o mapeamento dos portadores de transtorno mental nas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para organizar o matriciamento dos casos, que será feito pelos residentes de Psiquiatria, junto com a ESF e o NASF. Outra ação importante foi a implantação do Ambulatório de Saúde Mental (AMENT) pelo município de Vitória da Conquista, após o acordo de descentralização dos casos de transtornos mentais leves e moderados do Hospital Crescêncio Silveira para as UBS e o AMENT, respectivamente.

O Governo do Estado, através da Sesab, de 20º Núcleo Regional de Saúde e o Complexo Hospitalar já estão reorganizando a RAPS em toda a região Sudoeste, e preparando também a capacitação para os profissionais de saúde de toda a rede.

Fonte: Hospital Afrânio Peixoto
Saúde Mental/Conquista

Notícias relacionadas