Notícias /

Atividades no Cedeba marcam Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

24/07/2018 15:52

O Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) promove de amanhã (quarta) até sexta-feira (27), atividades voltadas para a saúde dos seus colaboradores, marcando o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, 27 de julho. Amanhã, das 8 às 17 horas, serão realizados testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV para os servidores expostos aos riscos de pérfuro-cortantes: enfermagem, laboratório, odontologia e higienização.

Na quinta-feira, a Comissão Local de Saúde do Trabalhador (CLST) se une ao Siast -Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador/Cedeba, que organizou a programação juntamente com o Setor de Recursos Humanos (RH), para o trabalho de divulgação do fluxo sobre acidentes de trabalho. A programação será encerrada sexta-feira, às 11 horas, na recepção principal, com todos os colaboradores. Haverá a problematização (mini-peça), com duração de cinco a dez minutos, sobre acidente de trabalho.

Acidente de trabalho

Qualquer ocorrência não programada, inesperada ou não, que interfere ou interrompe o processo normal de atividade de trabalho é acidente de trabalho. Trás como consequência a perda de trabalho, dano material e ou lesões ao trabalhador. O acidente de trabalho é previsível e pode ser evitado. Para isso é preciso atuar no ambiente e nas condições de trabalho para neutralizar as causas que dão origem aos acidentes, providenciar medidas de proteção coletiva e de controle, e minimizar os riscos no ambiente de trabalho e garantir a participação dos trabalhadores e o acesso às informações sobre risco e proteção.

Pequenas medidas de segurança

No material educativo que está sendo divulgado internamente no Cedeba, constam pequenas medidas que podem evitar acidentes no trabalho: siga as instruções de segurança, oriente os novos colaboradores sobre as normas de segurança, utilize os equipamentos de segurança disponíveis, não deixe objetos caídos no chão, não obstrua o acesso aos equipamentos de emergência (ex: extintores).

Ascom do Cedeba
Cedeba/trabalho

Notícias relacionadas