Notícias /

Até sexta-feira, atividades no Cedeba do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de trabalho

25/07/2018 14:48

A adesão aos testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV para os servidores expostos aos riscos de perfuro-cortantes: enfermagem, laboratório, odontologia e higienização foi muito boa, hoje, no Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba). O resultado dos testes rápidos é conhecido entre cinco e dez minutos após uma simples furada na ponta do dedo.

Os testes, que podem ser feitos nos postos de saúde, foram realizados nos colaboradores e estagiários, abrindo as atividades do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, 27 de julho. Antes do teste, a enfermeira explicou como se adquire os vírus das doenças objeto do teste. Os resultados positivos são encaminhados para a médica do SIAST, para notificação,orientação e tratamento.

Amanhã (quinta-feira), a Comissão Local de Saúde do Trabalhador (CLST) se une ao Siast- Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador/Cedeba, que organizou a programação juntamente com o Setor Pessoal, para o trabalho de divulgação do fluxo sobre acidentes de trabalho. A programação será encerrada sexta-feira, às 11 horas, na recepção principal, com todos os colaboradores. Haverá problematização (mini -peça) com duração de cinco a dez minutos, sobre acidente de trabalho.

Para a estagiária de Enfermagem, Claudine Monica Correia Pereira, que fez o teste “esse cuidado é muito importante. Essa preocupação deveria ser de todas as pessoas, porque é rápido, com resultado imediato”.

Participação

A participação dos trabalhadores é fundamental na luta pela saúde, pela qualidade da atenção e cuidado, pela prevenção e melhoria do ambiente e condições de trabalho. Todos têm direito à informação sobre os riscos à saúde em seu trabalho, sobre medidas de proteção e prevenção e sobre os resultados de sua avaliação de saúde.

Ascom do Cedeba
Cedeba/acidentes

Notícias relacionadas