Notícias /

Servidores do Cedeba encenam situações inseguras no trabalho

27/07/2018 14:22

A técnica de Enfermagem pega seu material de trabalho para aplicar vacinas, mas sua chefe imediata reclama a falta das luvas. E ela resiste, dizendo que sempre agiu assim e nunca teve problema. Mas a técnica, no contato com a agulha, fura o dedo. A cena foi preparada para mostrar de forma prática o risco de acidente de trabalho, que pode ser diminuído com atitudes seguras de prevenção.

A atividade fez parte da programação desenvolvida no Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), por meio do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST), Setor de Recursos Humanos e Comissão Local de Saúde do Trabalhador (CLST), para assinalar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que transcorre hoje. A programação prossegue na segunda-feira, com a presença do SIAST nos diversos setores do Cedeba, para divulgar o fluxo do acidente de trabalho.

Pacientes também participaram

Na atividade realizada hoje na recepção do Cedeba, usuários se uniram aos colaboradores e participaram das discussões após as encenações, sugerindo, tirando dúvidas e relatando situações que viveram nos seus locais de trabalho.

O segundo momento teve uma cena que mostrou o risco de quedas com o piso molhado. A servidora entra apressada sem dar importância para a sinalização. Simula uma queda e fica sem poder levantar. Todos querem ficar à sua volta, mas são orientados que esse comportamento é indesejável.

Depois da encenação, representantes da CLST mostraram a importância da prevenção dos acidentes de trabalho, bem como das doenças profissionais. O servidor pode prevenir doenças ocupacionais como Lesão por Esforço Repetitivo(LER) fazendo alongamentos. Também deve cuidar da postura, sentando-se de forma correta para prevenir doenças da coluna.

Ascom do Cedeba
Cedeba/prevenção

Notícias relacionadas