Almadina e Itapitanga recebem o Saúde sem Fronteiras nesta segunda-feira (30)

30/07/2018 14:41

A partir de segunda-feira (30), as mulheres de 50 a 69 anos dos municípios de Almadina e Itapitanga (Região de Itabuna) recebem o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que tem por objetivo descobrir precocemente casos de câncer de mama com a realização de exame de mamografia.

Em Almadina, a unidade móvel fica de 30 de julho a 01 de agosto, estacionada na Unidade de Saúde da Família Gilson Souza, na Rua Vitória Arbage, centro da cidade. Nesse município, a Sesab tem como meta atender a 477 mulheres de 50 a 69 anos. Já em Itapitanga, o atendimento será do dia 30 de julho a 03 de agosto e 634 mulheres devem realizar exames. A unidade móvel ficará no estacionamento na Praça Laudelino David dos Santos, nas proximidades da Câmara de Vereadores.

Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (50 a 69 anos), deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.

O Saúde sem Fronteiras é um programa que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Ascom Sesab
/saúde sem fronteiras/rastreamento Almadina e Itapitanga