Notícias /

Creasi comemora o Dia dos Avós

01/08/2018 14:16

Comemorado no Brasil em 26 de julho, o Dia dos Avós é celebrado nesta data em homenagem à Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria, avós de Jesus Cristo. O dia foi instituído através da luta da portuguesa Ana Elisa do Couto (1926-2007), que cansada de achar que os avôs e as avós não recebiam o reconhecimento merecido, decidiu se tornar uma missionária da causa.

Dona Aninhas, como era conhecida, viajou por vários países, esteve inclusive no Brasil, defendendo a comemoração do Dia dos Avós, com o objetivo de homenagear e valorizar esses que são pais e mães duas vezes. No Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a valorização é diária. O Centro tem a missão de “fazer a diferença no cuidar do envelhecimento” e atua há quase 20 anos cuidando de pessoas idosas.

O Creasi festejou o Dia dos Avós com edição especial do Alerta Geral, na última sexta-feira (26). Os vovôs e vovós da Unidade participaram da “Oficina Literária Saudando os Avós”, realizada pela Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). “Sinto-me muito feliz com essa atividade, quando idealizamos o Projeto Viver Mais, pensamos no amor e na experiência das pessoas idosas”, salientou Maria José Leal, dinamizadora cultural da Biblioteca.

Os vovôs e vovós assistiram dramatização inspirada no poema “O Canto da Vovó”, da autora Ester Ferreira, com a participação da cantora e atriz, Lisa Magalhães. “Foi lúdico, emocionante e de total interação com o público”, disse a poetiza. “Reescrevi o poema, utilizei a obra de João Justiniano da Fonseca e me inspirei em lembranças das histórias que minha mãe me contava. Uni tudo isso ao canto e interpretação de Lisa Magalhães”, salientou Ester Ferreira. “Foi emocionante, uma apresentação muito bonita”, falou Dona Maria Carmen dos Santos, de 79 anos. “Gostei muito de comemorar a data e receber todo esse carinho”, concluiu a idosa.

Ascom do Creasi
Idoso/avós

Notícias relacionadas