Roteiro dos Hemóveis

01/08/2018 08:41

Os candidatos interessados em doar sangue ou realizar o cadastro de medula óssea encontram, na capital baiana, as unidades móveis (Hemóveis) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) na entrada principal do Shopping da Bahia e na Estação Nova Lapa, de hoje (31) até sexta-feira (03), das 8h às 17h. Já em Feira de Santana, o atendimento acontece no estacionamento do Núcleo Regional de Saúde, também até sexta-feira, das 8h às 17h.

Os resultados de atendimentos nos Hemóveis são muito representativos e de grande importância para a Fundação. De 2015 até junho de 2018, mais de 65 mil candidatos foram captados e mais de 44 mil bolsas de sangue foram coletadas. As campanhas de coleta externa buscam se aproximar do doador e ampliar a cobertura do serviço de doação de sangue.

Neste momento, os estoques de O-, A- e B- estão em níveis de alerta. A Hemoba convida toda a população para praticar o gesto de solidariedade e cidadania, doando sangue e ajudando a normalizar os estoques de hemocomponentes do Estado da Bahia.

ROTEIRO HEMÓVEIS

SALVADOR

Onde: Estação Nova Lapa

Quando: 31/07 a 03/08 (terça a sexta-feira)

Onde: Shopping da Bahia – Na entrada principal

Quando: 31/07 a 03/08 (terça a sexta-feira)

FEIRA DE SANTANA

Onde: Núcleo Regional de Saúde

Quando: 30/07 a 03/08 (segunda a sexta-feira)

Funcionamento: 8h às 17h

Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

PARA DOAR – Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Ascom/Hemoba
Hemoba/roteiro