Notícias /

Sesab promove Curso de Especialização em Administração Hospitalar

02/08/2018 11:14

Com o objetivo de incrementar a qualificação de profissionais das áreas de saúde e administração, que atuam nos hospitais e demais serviços de saúde, no que se refere às habilidades e competências gerenciais, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) e em parceria com a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, promove o Curso de Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde.

O curso, cuja abertura é hoje (02), às 17 horas, na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), formará gestores e assessores, para exercerem liderança em processos de transformação organizacional, de forma a elevar o padrão de qualidade e segurança do usuário e reduzir os custos dos serviços e sistemas de saúde.

O processo de especialização conta com conteúdos teóricos e práticos, uma grade curricular contemporânea e customizada, na qual serão discutidas as Políticas de Saúde, Epidemiologia, Planejamento e a Avaliação no âmbito do SUS e da Saúde Suplementar, entendendo a Organização e a Gestão de Sistemas de Saúde no seu contexto socioeconômico, ambiental e tecnológico (tanto no que se referem às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como aquelas aplicadas à Atenção à Saúde). Neste sentido serão estudados aspectos relativos à Engenharia Clínica, Qualidade em Serviços de Saúde e a Segurança do Paciente e Redes de Atenção.

A gestão organizacional, tendo como foco a Gestão da Produção Hospitalar, Logística e Gestão de Pessoas, serão assuntos de grande relevância durante o curso, uma vez que não é possível a gestão de sistemas e serviços de saúde sem desenvolver, capacitar, motivar e cuidar do capital humano e da integração dos processos de trabalho.

Por fim, o curso destaca a importância do gestor dominar a Gestão de Recursos Financeiros e de Custos dos Sistemas e Serviços de Saúde, pois embora saúde não tenha preço, os serviços da saúde necessitam de sustentabilidade e possuem responsabilidade ética e social. Para tanto serão estudados aspectos referentes à Economia da Saúde e Indicadores de Avaliação dos Serviços de Saúde.

O curso decorre de uma pareceria entre a Sesab, UFBA, Rede de Inovação e Aprendizagem em Gestão Hospitalar (InovarH) e Associação de Hospitais do Estado da Bahia (AHSEB), agregando assim experiências de profissionais que atuam no setor público e aqueles que atuam no mercado.

 Fonte: Superh
/recursos humanos/especialização

Notícias relacionadas