“Não há a possibilidade de conseguir um atendimento integral ao idoso, sem uma atenção para o cuidador”, afirmam Nelci Medeiros e Amélia Oliveira, enfermeiras do Centro de Referência Estadual de Atenção ao Idoso (Creasi), responsáveis, na Unidade, pelo Programa de Apoio ao Cuidador (PAC).
O Programa é um espaço voltado para orientações quanto à prática de cuidados ao paciente frágil, através da socialização de conhecimentos sobre temas de saúde e uma atenção terapêutica para cuidadores vulneráveis ao estresse na relação de cuidados com o paciente.
Com objetivo terapêutico, estimulando a criatividade, melhorando autoestima, promovendo a motivação para o desenvolvimento de atividades ocupacionais, o PAC realizou uma Oficina de Embalagens comandada pelas artesãs, Rita Maria Matos, pedagoga, e Julia Matos, administradora.
As artesãs são diretoras da Associação de Artes Bahianas (AABA), criada para valorizar o artesanato e os artesãos, promover o empreendedorismo, elevar a qualificação profissional, o nível cultural, social e econômico, através de programas de capacitação. “Foi um prazer realizar a oficina no Creasi, estamos sempre à disposição”, salientaram.
“Não sabia que eu podia fazer isso”, exclamou o cuidador Renato Nascimento. “Relaxei confeccionando a sacola e fiz tudo certo”, contou enquanto relatava os problemas de saúde que acometem a mãe, uma idosa de 84 anos que é paciente do Creasi, e o pai de 81 anos. “A oficina foi muito boa”, concluiu.
Ascom do Creasi
31/03/2021 10:30
31/12/2020 15:37