Relacionar- se é uma obra de arte sempre em andamento

29/10/2018 17:12

“O desapego não diz respeito apenas às coisas materiais. É preciso desapegar-se de verdades, convicções e crenças para aceitar o outro. A beleza está na diversidade, nas nossas diferenças. Como numa obra de arte, somos resultados de paletas de tintas de várias cores”. Essas reflexões foram feitas hoje pela psicóloga do Cepred, Osanete Oliveira, na palestra sobre “A Belíssima Arte de se Relacionar”, dentro da programação da Semana do Servidor, no Centro de Atenção à Saúde (CAS),da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que prossegue até quinta-feira, reunindo servidores do Cedeba, Cepred, Creasi, Divep, Divisa e Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA).

A programação foi aberta com a apresentação do Coral Vozes da Sesab, sob a regência do maestro Neemias Couto. Foram cantadas músicas que também falam da necessidade de aceitação e compreensão, como a Oração de São Francisco de Assis e Epitáfio (Sérgio Britto): “Queria ter aceitado as pessoas como elas são..Cada um sabea alegria/E a dor que traz no coração…Devia ter complicado menos/Trabalhado menos/Ter visto o sol se pôr/Devia ter me importado menos/Com problemas pequenos/Ter morrido de amor.”

A diretora do Creasi, Mônica Hupsel Frank, que falou na abertura da programação, destacou sua alegria de ser servidora pública, ressaltando a importância do papel do servidor no atendimento ao cidadão, da alegria do servir. Ela também agradeceu a participação do coral que trouxe a alegria para os servidores e foi compartilhada pelos usuários do CAS.

UNIÃO DO CAS

Ao apresentar a palestrante Osanete Oliveira, a coordenadora do NUGTES/Cepred, Maria de Fátima Dantas Schramm, mostrou a importância da celebração conjunta da Semana do Servidor no CAS, porque “aqui funcionamos como um condomínio”. E a união é muito importante, completou.

A integração dos servidores do CAS amplia os relacionamentos. E a arte de se relacionar, como disse a palestrante, que é psicóloga clínica, na linha transpessoal, é muito dinâmica. “Enquanto uma obra de arte é produzida e se imortaliza, relacionar-se é uma obra de arte sempre em andamento”.

E como a arte, que pode ser de fácil compreensão, mais complexa, com níveis de colorido variados, assim são os relacionamentos. Os problemas acontecem quando desejamos que as pessoas sejam e vejam como a gente vê. Se respeitarmos a diversidade, conseguiremos viver com mais harmonia.”pontuou.

De acordo com a psicóloga, no ambiente de trabalho, onde as pessoas passam grande parte do dia, convivendo com muita gente,” é preciso saber respeitar a diferença para garantir a harmonia nos relacionamentos, mas “se eu quero que o outro pense como eu penso, ou como eu vejo, ai os relacionamentos tornam-se difíceis”.

Claro que há pessoas com maior dificuldade na arte de se relacionar, segundo explicou Osanete. São pessoas, mais rígidas, mais autoritárias, mas cabe ao outro identificar e se adaptar, tolerando a diferença no respeito à diferença.

A psicóloga trabalha com eneagrama, técnica milenar, que vê a compreensão e aceitação do outro, a partir de nove maneiras de ver o mundo: há pessoas com o olhar mais positivo, os desconfiados, os mais organizados, perfeccionistas….

A psicóloga concluiu que na arte de dos relacionamento , em vez de querer mudar as pessoas, é preciso mudar a si mesmo, que é um processo lento mas que pode ser construído como uma obra de arte .

FEIRA/PROGRAMAÇÃO

Amanhã, a programação da Semana do Servidor continua no corredor da Divisa, com a Feira de Talentos dos Trabalhadores do CAS, com trabalhos artesanais variados. Às 10 horas, palestra de Susane Fonte, sobre “Carreira com Propósito: a Força do Trabalhador” e, às 15 horas, o psicólogo e pesquisador Felipe Quinto da Luz aborda o tema “Aspectos Psicológicos Associados à Obesidade e Perda de Peso”.

A Feira de Talentos continua na quarta-feira, das 9 às 16 horas. Às 10h30, os servidores terão Yoga, sendo facilitadora Amanda Lima. Às 14 horas, auto maquiagem com Michele e Milena Melo. A programação será encerrada na quinta-feira, começando às 7h30 com ginástica laboral, no auditório da Divisa, conduzida por Jackson Santos e Sandra Mora, seguida de Café Saudável Coletivo. Às 11 horas, Heli Teles conduz a oficina de Horta Caseira. A apresentação de Grupos Musicais, às 11 horas, fecha a programação.

Ascom do Cedeba
Cedeba/semanadoservidor