Notícias /

Seminário virtual 05 anos Telessaúde Bahia – Inovação na Qualificação da Atenção Básica

30/10/2018 14:29

No período de 5 a 9 de novembro, será realizado o ‘Seminário virtual 05 anos Telessaúde Bahia – Inovação na Qualificação da Atenção Básica’, este será o primeiro seminário virtual realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), voltado para gestores, profissionais e estudantes de saúde.

O evento pretende avaliar os resultados do serviço, proporcionar trocas de experiência, fomentar a discussão em torno das tecnologias de informação e comunicação em saúde (TICS) e comemorar os cinco anos do programa. Estão programadas mesas temáticas como “Telessaúde Indígena”, “Telemedicina” e “Telediagnóstico”.

Implantado em 2013, o Núcleo Telessaúde Bahia tem por objetivo ampliar a resolubilidade e fortalecer a Estratégia da Saúde da Família em toda a Bahia. Ao longo da trajetória, o serviço se consolidou como uma ferramenta de educação permanente e qualificação para Atenção Básica (AB). Só em 2017, o TelessaúdeBA fechou o ano com mais 28 mil profissionais treinados na modalidade a distância, por meio de webpalestras e minicursos.

Outro destaque é a oferta de telediagnóstico em cardiologia, com o objetivo de facilitar a realização de exames de eletrocardiograma (ECG) e a disponibilidade de laudos a distância, em até 02 horas, no âmbito da AB. Até setembro de 2018, já foram disponibilizados 12.398 laudos e 23 municípios com a oferta implantada.

Como fechamento do seminário virtual, no dia 09 de novembro, ocorrerá a conferência magna “As tecnologias de informação e comunicação na práxi da Atenção Básica”, com a palestrante convidada, Maria Lígia Rangel, professora titular do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), doutora em saúde pública. A comemoração dos 05 anos do serviço contará com a publicação em dezembro do e-book “05 Anos Telessaúde Bahia” e a inserção em eventos das universidades de Salvador para divulgação das ofertas do TelessaúdeBA para estudantes.

Mais informações e inscrição para o seminário no site www.telessaude.ba.gov.br

 Ascom
/telessaude/5 anos

Notícias relacionadas