Notícias /

Hospital da Mulher passa a ser Unidade de Alta Complexidade em Oncologia

01/11/2018 14:31

Referência estadual no diagnóstico e tratamento dos principais agravos que acometem a mulher, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), localizada em Salvador, passou a contar com serviço de Oncologia e Quimioterapia. Com esta entrega, o hospital se transformou em uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). A inauguração foi nesta quinta-feira (1º) pelo governador Rui Costa acompanhado da primeira dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto e do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

São ao todo 20 poltronas para infusão de quimioterápicos. Além do novo serviço, que amplia a assistência em oncologia, a unidade ganhou dois mamógrafos digitais, somando-se ao que já está em funcionamento no setor de bioimagem e ao instalado na unidade móvel do hospital, que percorre o interior do estado. “Hoje entregamos a instalação do serviço de quimioterapia, e o ambulatório do primeiro andar foi transferido para o térreo, para que o espaço do primeiro andar seja transformado em novos apartamentos, para aumentar o número de cirurgias hoje realizadas no Hospital da Mulher. Eu volto a ressaltar que este equipamento é importante pois as mulheres que já iniciaram seu tratamento possam fazer o ciclo completo do acompanhamento, desde o diagnóstico”, afirmou o governador Rui Costa.

“Essa ampliação vai garantir atenção integral à paciente oncológica dentro do próprio hospital e também a possibilidade de aumentar a capacidade de realização de cirurgias”, destacou Fábio Vilas-Boas. A equipe do novo Serviço de Oncologia conta com psicóloga, assistente social, enfermeiros, médicos oncologistas, farmacêutico e nutricionista.

Oferecendo internamento hospitalar nas especialidades de clínica médica e cirúrgica, hospital-dia, internação em unidade de terapia intensiva, atendimento ambulatorial, procedimentos de diagnose e terapias e demais serviços de apoio assistencial. O Hospital da Mulher já prestou desde a sua inauguração, em janeiro de 2017, mais de 160 mil atendimentos.

Foram realizadas mais de 13.500 cirurgias e 450 mil exames laboratoriais e de bioimagem. Entre os procedimentos cirúrgicos mais realizados pela unidade, destacam-se, na área de mastologia, a mastectomia e setorectomia. Já na oncoginecologia, os procedimentos mais procurados são as histerectomias e cirurgias que tratam de patologias oncológicas relacionadas ao útero, colo do útero e ovários.

Ascom Sesab
HM/inaugura oncologia

Notícias relacionadas