Notícias /

Oficina de horta caseira despertou grande interesse dos servidores do CAS

01/11/2018 14:10

Hoje, último dia das comemorações da Semana do Servidor do Centro de Atenção à Saúde (CAS),a oficina de Horta Caseira, conduzida pela técnica de multiplicação de hortas caseiras, Heli Teles, despertou grande interesse pelo seu caráter prático, que culminou com os participantes plantando mudas em pequenos vasos e levando também para casa conhecimentos sobre os cuidados que cada planta exige. “Cebolinha e alface precisam de muita água”, orientava a técnica.

As explicações técnicas eram acompanhadas com muita atenção e a maior parte dos participantes fez questão de fotografar as apresentações para cultivar plantas com mais segurança. Heli Teles mostrou tamanhos de vasos, tempo exigido para a germinação e para a colheita e o espaçamento. No caso de plantas direto no solo, recomendou cobrir com palhas ou folhas secas para proteger da ação direta do sol e manter a umidade.

Mesmo quem mora em apartamentos pode cultivar cebolinha, alface e outras hortaliças que exigem pequenos espaços. Além da garantia do cultivo saudável (livre de contaminação e agrotóxicos), é também uma terapia que ajuda a relaxar.

ENCERRAMENTO

Depois da horta caseira, os servidores relaxaram com a apresentação do Grupo MÚSICAS (Músicos do CAS), fechando a programação realizada conjuntamente pelo Cedeba, Cepred, Creasi, Divisa, Divep e ESPBA, desde segunda-feira. A música, no horário do almoço, animou servidores e usuários do CAS que cantaram e dançaram.

Hoje cedo, sob a orientação do fisioterapeuta do Cepred, Jackson da Silva Santos, servidores se movimentaram com ginástica laboral no estacionamento da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA). Após o esforço da ginástica, café coletivo saudável com muitas frutas, que proporcionou momento importante de integração entre os servidores

 Ascom do Cedeba
Cedeba/encerra

Notícias relacionadas