Notícias /

Encontro discute a melhoria da qualidade da informação de causas de morte no Brasil

12/11/2018 16:23

O Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde – DANTPS, realizará no período de 26 a 28 deste mês, em Salvador (em local ainda definido), o Encontro sobre a Melhoria da Qualidade da Informação sobre Causas de Morte no Brasil.

Este órgão, com apoio de instituições parceiras, vem desenvolvendo uma série de iniciativas visando reduzir a proporção da notificação de óbitos com causas básicas, como “Código Garbage”. Dentre as iniciativas desenvolvidas, atualmente, participam de trabalhos de campos visando o conhecimento dos fatores para a baixa qualidade do diagnóstico da causa de morte em 60 cidades distribuídas nas cinco regiões do país.

Dentre os assuntos estão as ações com ampliação e apoio aos Serviços de Verificação de Óbito; elaboração de Aplicativo para “Smartphone”, com conteúdo prático no auxílio ao preenchimento da causa de morte; Treinamento de médicos e multiplicadores in loco; Publicação e elaboração de material normativo com análise da situação de saúde no País e Unidades da Federação, sendo espaço oportuno para trocas de experiências.

A realização do encontro proporcionará o debate e o compartilhamento de experiências positivas dessa iniciativa com maior participação de técnicos dos diversos seguimentos que têm uma interface com a melhoria da qualidade da informação sobre causas de morte no Brasil.

Para outras informações, contatar: Paula Freitas, Vívia Oliveira ou Jéssica Fernandes pelos telefones: 55 61-3315-7703/7705/7720 ou pelo e-mail: dantps@saude.gov.br

 Fonte: MS/ SV
/geral/morte