Notícias /

SBD fará rastreamento de diabetes em Salvador

12/11/2018 16:21

Nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Diabetes, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) por meio de sua Regional Bahia, desenvolverá ações de prevenção do diabetes, das 7 às 14 horas na Estação Acesso Norte do Metrô de Salvador. Na atividade, que envolve médicos e acadêmicos de Medicina, está o rastreio precoce de diabetes com a aplicação de questionário, seguida de glicemia capilar (teste de ponta de dedo) para aqueles que estejam com indicação de diabetes, a partir da avaliação das respostas ao questionário.

Na ação, que conta com o apoio do Governo do Estado por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) e o Metrô de Salvador, também haverá distribuição de material educativo sobre diabetes e o esclarecimento de dúvidas da população por médicos e estudantes de Medicina sobre a doença que é considerada pandemia.

O rastreamento da população diabética é muito importante por permitir o tratamento da doença na fase inicial. Atualmente em torno de 40% da população no Brasil só tem o diagnóstico da doença na fase avançada, já com as complicações. Muitas vezes, ao sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) ou um, enfarte no atendimento na emergência o paciente é identificado como diabético.

 Ascom Cedeba
/cedeba/rastreamento

Notícias relacionadas