Semana de comemorações em torno do Dia Nacional do Doador de Sangue começa com intensificação de coletas externas

19/11/2018 11:42

As coletas externas da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) se intensificam nesta semana, período de celebração e agradecimento aos doadores voluntários de sangue. O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro e, para marcar a data, as unidades móveis (Hemóveis) da fundação ampliam os dias e horários de atendimentos aos interessados em doar sangue ou realizar o cadastro de medula óssea.

Na capital baiana, os ônibus estacionam na Estação Nova Lapa de 19 a 23 de novembro (segunda a sexta-feira), das 9h às 18h30. A ação recebe o apoio da campanha “Luta Pela Vida”, realizada pela TV Bahia, que estimula atos de solidariedade entre os baianos.

Ainda em Salvador, a hamburgueria Red Burger N Bar prepara uma grande ação de coleta no dia 24 de novembro (sábado), das 9h às 17h, na unidade da Barra. A campanha “Meu Sangue é Red” busca conscientizar o público-alvo sobre a sua importância como agente transformador. O objetivo é gerar um esforço coletivo através de uma força tarefa para a doação de sangue.

Para fechar os atendimentos da capital, a Hemoba participa do evento “Troque o Medo por Esperança”, que está sendo realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. A unidade móvel realiza coleta no dia 25 (domingo), das 8h às 13h, no Parque da Cidade, localizado no bairro do Itaigara.

Já em Feira de Santana, o Hemóvel estaciona no Núcleo Regional de Saúde nos dias 19, 22 e 23 de novembro (segunda, quinta e sexta-feira) e na Faculdade Estácio de Sá nos dias 21 e 22 (terça e quarta-feira). O atendimento acontece sempre das 8h às 17h.

ROTEIRO HEMÓVEIS

SALVADOR – BA

Onde: Estação Nova Lapa

Quando: 19 a 23 de novembro (segunda a sexta-feira)

Funcionamento: 9h às 18h30

Onde: Red Burger – Unidade da Barra

Quando: 24 de novembro (sábado)

Funcionamento: 9h às 17h

Onde: Parque da Cidade

Quando: 25 de novembro (domingo)

Funcionamento: 8h às 13h

FEIRA DE SANTANA – BA

Onde: Núcleo Regional de Saúde

Quando: 19, 22 e 23 de novembro (segunda, quinta e sexta-feira)

Funcionamento: 8h às 17h

Onde: Faculdade Estácio de Sá – Avenida Getúlio Vargas, 3347

Quando: 20 e 21 de novembro (terça e quarta-feira)

Funcionamento: 8h às 17h

Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

A CAMPANHA

A doação de sangue é capaz de emocionar, despertar sensações maravilhosas e tocar a vida de milhares de pessoas. Essa é a relação nutrida entre doadores, pacientes e todos os parceiros que se envolvem neste ato de amor e solidariedade. Alinhada com essa ideia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) comemora mais um Mês do Doador e lança a campanha ‘Sua Doação Toca o Coração’, em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro. Em função disso, todas as unidades da Hemoba estão se preparando para desenvolver diversas ações em homenagem aos doadores. A música entra como destaque nas programações, com o claro objetivo de proporcionar uma experiência leve e agradável dentro do ambiente de coleta.

Nesse contexto, a OSBA, além de integrar o conteúdo da causa do sangue na programação de redes sociais e impressos do mês, presenteia doadores e equipe da Fundação com as apresentações das Cameratas Opus Lumen e Quadro Solar, nos dias 21 e 22 de novembro (quarta e quinta-feira), respectivamente, às 15h30, no Hemocentro Coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), em Brotas.

Além da OSBA, o Coral da Lacen, o Coral da CAR, Bonanno Chaz, Alê Santana e Adler Rabelo fazem apresentações cheias de afeto, trazendo boas sensações e homenageando todos os envolvidos na causa do sangue e da solidariedade.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

19/11 – Filhos de Gandhy, 10h

20/11 – Coral Lacen, 9h

20/11 – Bonanno Chaz, 10h

21/11 – Adler Rabelo, 10h

21/11 – Camerata Opus Lumen (OSBA), 15h30

22/11 – Coral CAR, 9h

22/11 – Camerata Quadro Solar (OSBA), 15h30

23/11 – Alê Santana, 10h

PARA DOAR

Para doar sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e as pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos. Além disso, o voluntário deve portar documento oficial com foto, deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Ascom Hemoba
Hemoba/semana