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Ouvidoria do HGE comemora 15 anos

28/11/2018 10:56

A Ouvidoria do Hospital Geral do Estado (HGE) comemorou, nesta terça-feira (27), 15 anos de funcionamento com direito a homenagear uma das mais antigas ouvidoras da unidade, Cláudia Araújo, que já contabilizou não só reclamações, mas também elogios ao longo desses anos. Só em 2018, 329 pessoas entraram em contato com o hospital para realizar suas reclamações e/ou elogios.

O diretor geral do HGE, André Luciano, destaca que a Ouvidoria é um instrumento de gestão, pois a partir das demandas recebidas, a unidade trabalha no sentido de sanar o problema. No entanto, ressalta que a ouvidoria dever ter mais rigor com as denúncias anônimas para não comprometer ninguém.

Cláudia Araújo ressalta que as pessoas têm necessidade de serem ouvidas. “Temos que saber ouvir, muitas vezes as pessoas acabam desistindo de fazer uma denúncia só pela forma que é recebida, atendida e que conduzimos a situação”, conta a profissional que é enfermeira e atua na ouvidoria do HGE há 12.

Ela cita duas situações que chegaram até a ouvidoria e, em conjunto com a diretoria e outros setores da unidade, foram resolvidas com êxito. Uma foi a questão do nome social e a outra foi sobre o atendimento religioso. “A partir de demandas que chegaram até a ouvidoria, foram instalados grupos de trabalhos que trataram do assunto e apresentaram soluções para a unidade”.

Celurdes Alves, coordenadora da ouvidoria SUS da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), explica que as pessoas podem entrar em contato através de telefone, internet, presencialmente ou até mesmo por carta, se for o caso. Ela acrescenta que a ouvidoria do HGE faz parte da Rede de Ouvidoria SUS Bahia e do Sistema Nacional de ouvidorias do SUS e tem como objetivo assegurar o direito de acesso do cidadão aos serviços do SUS, principalmente aos serviços oferecidos pelo hospital.

De acordo com ela, as demandas que chegam ao serviço são examinadas e encaminhadas para ao setor responsável, de acordo com a pertinência do caso. “Nosso objetivo é garantir uma resposta ao cidadão da maneira mais ágil possível”.

Na ouvidoria do HGE, embora a maioria das demandas chegue presencialmente, as pessoas também podem entrar em contato através dos telefones 0800.284.0011, dos telefones (71) 3115-4182/4384; pelo site http://www.ouvidoriageral.ba.gov.br/; ou pelo e-mail sesab@ouvidoria.ba.gov.br. Os usuários também podem também procurar a Ouvidoria da Sesab, no Centro Administrativo, ou preencher uma “carta do cidadão”, disponível nas agências dos Correios.

 Ascom/Sesab
Ouvidoria/HGE/15

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