Notícias /

Mais de mil profissionais nas sessões de educação em diabetes do Cedeba em 2018

30/11/2018 14:47

A última sessão de atualização em diabetes de 2018, ocorrerá na próxima terça-feira (4), das 9 às 12 horas, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS). O evento é uma realização do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia(Cedeba) por meio da Coordenação de Educação de Diabetes e Apoio à Rede (Codar). Com essa sessão, o número de participantes passará de mil, em 2018.

De março, quando começam a acontecer as sessões, até outubro, foram 990 participantes. Novembro não ocorre a sessão, pois todos os esforços são concentrados na organização e divulgação do Dia Mundial de Diabetes (14 de novembro).

Trabalhadores da Atenção Básica da Grande Salvador são maioria – os da capital, mais de 80% -, mas vêm profissionais dos mais diferentes municípios do interior da Bahia, em busca de conhecimento e da troca de informações, muito importantes para o atendimento à população diabética. Também participam estudantes da área de saúde.

Na última sessão deste ano será apresentado o tema: “Terapia com Bomba de Insulina”, utilizada para pessoas com diabetes mellitus tipo 1 (DM1), quando não estão mantendo a glicemia sob controle com a terapia insulínica tradicional ( múltiplas doses de insulina).Na sessão serão abordadas a indicação da bomba de insulina, vantagens para qualidade de vida melhor.

PARTICIPAÇÃO

Os temas das sessões nascem das necessidades dos profissionais da Atenção Básica, manifestadas no inquérito aplicado. E são apresentados por especialistas qualificados das diferentes áreas. Além das aulas, as sessões também abrem espaço para a troca de experiências bem-sucedidas, como explica a coordenadora de Desenvolvimento e Apoio à Rede, do Cedeba, Júlia Coutinho.

São abordados nas sessões temas relevantes para o cuidado com o diabetes, para reforçar a aprendizagem. Para Júlia Coutinho as sessões, com duração de três horas, e pelo nível das apresentações, podem ser consideradas mini-capacitações.

Além de trazer temas de interesse dos profissionais da Atenção Básica, a equipe da Codar trabalha fortemente na divulgação das sessões, utilizando correio eletrônico, contatos com os gestores municipais de saúde, núcleos de saúde da Secretaria da Saúde, portal da Sesab .No inicio do ano, são divulgados os temas e datas de todas as sessões ( sempre na primeira terça-feira do mês) e ,a cada mês,é apresentado o assunto detalhadamente.

 Ascom/Cedeba
Sessão/Diabetes