Notícias /

Profissionais do Iperba participam de capacitação em hemorragia pós-parto

10/12/2018 14:40

Aconteceu no Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), nos dias 7 e 8 de dezembro, a capacitação Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia Pós-Parto (0MMxH), promovida em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O evento foi ministrado pelos instrutores da Sesab Alexandre Dumas e David Nunes (também médico do Iperba), com a contribuição de outros profissionais que atuam ou já atuaram na maternidade: Licemary Lessa, Juliana Marques, Ana Cristina Martins e Gelma Quadros. Com o objetivo de capacitar toda a equipe médica e de enfermagem da assistência hospitalar, inicialmente participaram do treinamento sete médicos, três enfermeiros e 10 residentes de medicina.

O intuito da 0MMxH é treinar as equipes de saúde para que elas possam prestar uma assistência mais adequada às mulheres que sofrem hemorragia pós-parto (HPP), já que esta é a principal causa de morte materna. De acordo com a coordenadora médica de obstetrícia do Iperba, Roberta Karina Vieira, a atuação rápida e efetiva dos profissionais de saúde pode salvar a vida da paciente.

Segundo o manual da OMMxH, a hemorragia pós-parto é causada, principalmente, pela atonia uterina – quando o útero é incapaz de realizar contrações – que pode ser decorrente de diversos fatores, como hipertensão, mulheres multíparas e distensão uterina por macrossomia e gestação gemelar. Ainda de acordo com Dra. Roberta Vieira, esses fatores podem ser minimizados quando a mulher realiza o pré-natal de maneira adequada.

Ascom do Iperba
Iperba/Morte materna

Notícias relacionadas