Sessões temáticas do Cedeba começam em março de 2019

11/12/2018 15:13

No próximo ano, as sessões temáticas em diabetes mellitus, que o Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) promove, por meio da Coordenação de Educação e Apoio à Rede (Codar), serão iniciadas no dia 12 de março, com a apresentação do tema “Novo Modelo de Atenção da Assistência ao Diabetes”. As sessões de atualização em diabetes têm como clientela as equipes multidisciplinares das Unidades de Saúde da Família, Centros de Referência Regionais e estudantes da área de saúde.

A divulgação da programação de forma antecipada é importante para possibilitar a mobilização dos participantes, tendo em vista que as sessões também são voltadas para profissionais do interior do estado. As atividades acontecem sempre na primeira terça-feira do mês, são realizadas das 9 às 12 horas, em Salvador, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS). Para participar das sessões, não há necessidade de inscrição prévia.

PROGRAMAÇÃO

Os temas da sessão do mês de abril são “Terapia com análogo de insulina no tratamento do diabetes tipo 1”, “Técnica de aplicação de insulina com o uso de caneta”, “Acessibilidade dos análogos para os usuários e controle de gestão”. No mês maio, no dia 7, o tema será “Controle da hipertensão arterial e diabetes: novos parâmetros”, enquanto no dia 4 de junho, a sessão abordará o tema “Terapia da osteoporose em paciente com DM”. “Benefícios da atividade física na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares”.

No segundo semestre a primeira sessão será no dia 6 de agosto, enfocando o tema “Manejo da prevenção da doença renal em diabetes”. Em setembro no dia 4, o tema será “A redução de risco e morte cardiovascular em diabetes em uso de estatina”. Em outubro, no dia 1, “Tratamento da dor neuropática – acessibilidade para os usuários de gabapentina e controle de gestão” será o tema da sessão. Em novembro, a sessão dará espaço às comemorações do Dia Mundial do Diabetes e em dezembro, no dia 3, a programação será encerrada com abordagem do tema “As barreiras psicológicas do diabetes e contribuição da ludicidade para adesão ao tratamento”.

Ascom do Cedeba