Cesat completa 30 anos de funcionamento

13/12/2018 15:13

O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cesat) completa 30 anos de funcionamento este ano. Para marcar a data, a Diretoria de Vigilância da Saúde do Trabalhador (Divast) promove amanhã (14/12), das 9 às 18h, no Hotel Vilamar, em Amaralina, o Seminário 30 anos Cesat/Divast: História, Avanços e Desafios da Saúde do Trabalhador na Bahia.

Voltado para técnicos e gestores da rede de atenção à saúde do trabalhador no SUS- Bahia; professores, pesquisadores e alunos de Universidades parceiras; representantes de trabalhadores, entre outros, o evento pretende reunir as contribuições dos diversos atores sociais e institucionais que participaram dessa história, discutir e refletir sobre os desafios e perspectivas da política estadual e nacional de Saúde do Trabalhador frente ao contexto atual e às mudanças no mundo do trabalho, bem como suas implicações para a garantia do direito à saúde.

Em sua trajetória histórica e em cumprimento às atribuições constitucionais, o Cesat tem contribuído para a incorporação e efetivação das ações de saúde dos trabalhadores no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Participam como convidados, representantes do Ministério da Saúde, INSS, Ministério Público, Ministério do Trabalho, Fundacentro, entre outros.

História do Cesat

O Cesat, que funciona no Canela, inicialmente foi criado como Programa de Saúde do Trabalhador, por iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em articulação com instituições e entidades com atuação na área. Em 1988, em cooperação com a Associação Italiana de Solidariedade entre os Povos (AISPO), o Centro iniciou suas atividades como ambulatório de referência para o diagnóstico de doenças relacionadas ao trabalho. Nos primeiros anos, o Centro funcionou em locais precários e provisórios, até ocupar as atuais instalações, em 1992.

Com a inauguração da sede própria, o Cesat ampliou seu campo de atuação, passando a investir em ações de vigilância do ambiente de trabalho, na capacitação de recursos humanos e na descentralização das ações para as regionais de saúde dos municípios, coordenando a política estadual de saúde do trabalhador.

Programação

A primeira mesa redonda, às 9h30, terá como tema: ”Mundo do Trabalho: desafios e perspectivas na atualidade” , tendo como coordenador o deputado federal Jorge Solla. Tendo como palestrantes: Graça Druck (Ufba) – As motivações e Impactos da Contra Reforma Trabalhista; Marco Pérez (Cerest Campinas) – Perspectivas para a Proteção Social do Trabalhador; Ana Georgina Dias (Dieese) – Indústria 4.0: novas tecnologias e o mundo do Trabalho e Marcos Verlaine (DIAP) – Conjuntura Político Legislativa e perspectivas para a proteção dos Trabalhadores.

À tarde, acontece a segunda mesa redonda, com o tema: ”A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Bahia e no Brasil: caminhos percorridos, perspectivas e desafios”, sob a coordenação de Vilma Santana (UFBA). Os palestrantes serão: Letícia Nobre (Divast); Mônica Angelim (UFBA); Jandira Maciel (GT Saúde do Trabalhador da Abrasco (UFMG) e Mauricio Melo (SEGUR/SRT-BA).

Ascom Sesab
/Cesat/30 anos