Notícias /

Iperba recebe Oscar da Amamentação

04/01/2019 09:34

O Instituto de Perinatologia da Bahia recebeu o “Oscar da Amamentação”, por garantir o direito de amamentar e de ser amamentado. O prêmio foi entregue pelo Comitê de Aleitamento Materno de Salvador, com apoio do Unicef e Comitê Estadual de Aleitamento Materno.

O prêmio é um reconhecimento pelo constante trabalho desenvolvido pela maternidade, desde o pré-natal até a alta hospitalar da paciente. O Iperba é também Hospital Amigo da Criança e segue os dez passos para o incentivo do aleitamento materno.

Toda a equipe, assistencial e administrativa, é capacitada através do curso Manejo da Lactação. Ao nascer, os bebês são colocados imediatamente em contato pele a pele com suas mães, por no mínimo uma hora. A mulher é encorajada a amamentar em livre demanda e orientada sobre os prejuízos que o bico e mamadeira causam a amamentação.

Aliada a essas práticas, o Iperba possui um Banco de Leite Humano que além de recolher leite materno para os bebês internados na Unidade Semi-Intensiva, possui um Ambulatório que atende mães que estejam, por algum motivo, em dificuldades com a amamentação.

O leite materno deve ser o único alimento do bebê até o sexto mês de vida, pois possui todos os nutrientes necessários para o seu crescimento saudável. De acordo com o Ministério da Saúde, através do leite materno o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarreia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade A partir dos 6 meses a criança deve receber alimentos complementares e continuar a ser amamentada, no mínimo, até os 2 anos de idade ou mais.

O aleitamento materno traz benefícios também para a mãe: reduz os riscos da mulher desenvolver, no futuro, câncer de mama e ovário, ajuda na perda de peso e acelera a recuperação após o parto, além de aumentar o vínculo afetivo com o filho.

Notícias relacionadas