Unidades móveis da Hemoba visitam shoppings de Salvador e Núcleo de Saúde em Feira de Santana

07/01/2019 16:28

Em janeiro a Fundação Hemoba experimenta uma redução de aproximadamente 20% nas doações de sangue comparada à média anual. Como reflexo, os estoques passam a operar com a classificação crítica ou de alerta, tendo a redução mais acentuada entre os tipos sanguíneos de Rh negativo. Para reverter este índice, a Hemoba convoca a população para doar sangue em uma das unidades fixas do estado ou em um dos hemóveis. Nesta semana, o atendimento do hemóvel  será realizado entre os dias 08 e 11, das 8h às 17h no Shopping da Bahia, Shopping Liberdade e no Núcleo Regional de Saúde em Feira de Santana.

Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos. Além disso, é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e a apresentar documento oficial com foto.

Ainda dentro das recomendações básicas, o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), sem ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação e sem fumar por pelo menos 2 horas.

ROTEIRO HEMÓVEIS

Onde: Shopping da Bahia – Entrada principal
Quando: 08 a 11 de janeiro (terça a sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Onde: Shopping Liberdade
Quando: 08 a 11 de janeiro (terça a sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Onde: Núcleo Regional de Saúde
Quando: 08 a 11 de janeiro (terça a sexta-feira)
Funcionamento: 8h às 17h

Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Mais informações também podem ser acessadas através do site hemoba.ba.gov.br, ou das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).

Fonte: Ascom/Hemoba